Skip to Content

Deputado pede quebra de sigilo da CNA

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 8773 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1'53'' / 443 Kb) - A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) votará 134 requerimentos no dia 23 de junho. Entre eles, o pedido de quebra de sigilo bancário das entidades ligadas à reforma agrária. O deputado Dr. Rosinha (PT-PR) defende critérios mais objetivos para as indicações.

“Essas entidades já foram investigadas na CPI de 2005. Os ruralistas querem requentar os fatos neste momento de campanha eleitoral para fazer campanha para os seus candidatos. Agora, se eles querem quebrar sigilo, porque não passamos a limpo e aprovamos todos os requerimentos que pedem a quebra de sigilo? Será que os ruralistas aceitam quebrar o sigilo da CNA e do Senar? Aí tem muito mais do desvio de dinheiro do que se suspeita.”

A CPMI já realizou uma série de audiências sobre os convênios, que contou com a participação do governo e das entidades ligadas à reforma agrária. Rosinha, que também pediu a quebra de sigilo da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), considera que o debate público revelou a importância dos convênios firmados.

“Os depoimentos foram claros: mostraram o ótimo trabalho desenvolvido pelas entidades, as dificuldades existentes e se os objetivos foram cumpridos ou não. A CPI até agora está cumprindo o seu papel, na medida em que as entidades mostraram que os convênios assinados com o governo são necessários.”

Uma das principais motivações para a criação da CPMI do MST foi a ocupação de uma fazenda da empresa Cutrale, no interior de São Paulo. Conforme denúncia do movimento as terras exploradas pertencem à União e foram adquiridas por meio de grilagem.

De São Paulo, da Radioagência NP, Jorge Américo.

16/06/10