Skip to Content

Jornalistas e blogueiros de esquerda sofrem perseguição

  • user warning: Table 'ranp3.scheduler' doesn't exist query: SELECT * FROM scheduler WHERE nid = 9234 in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/scheduler/scheduler.module on line 497.
  • warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data_cpro6462/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.
  • strict warning: Non-static method view::load() should not be called statically in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/views.module on line 906.
  • strict warning: Declaration of views_handler_argument::init() should be compatible with views_handler::init(&$view, $options) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/handlers/views_handler_argument.inc on line 744.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_validate() should be compatible with views_plugin::options_validate(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.
  • strict warning: Declaration of views_plugin_row::options_submit() should be compatible with views_plugin::options_submit(&$form, &$form_state) in /data_cpro6462/ranp/public_html/sites/all/modules/views/plugins/views_plugin_row.inc on line 134.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(2'10" / 512 kb) - No último dia 23, o blog “O Escrivinhador”, do jornalista Rodrigo Vianna, um dos principais críticos da postura do PSDB/DEM nessas eleições, teve sua página infiltrada por um arquivo que propagava aos leitores aviso de dano ao computador. No mesmo dia, a situação se repetiu com o jornalista Luiz Carlos Azenha, da página “Vi o Mundo”. 

Vianna se resguarda da acusação de possíveis censores, motivados por interesses eleitorais. Porém, avalia que há uma tentativa clara de barrar o trabalho de jornalistas, colunistas e blogueiros que não sigam a cartilha da grande imprensa nesse período eleitoral.

“Existe uma tensão no ar. Quem pensa diferente fora dessa cartilha unificada da imprensa está correndo este risco. Ou de perder o emprego, ou de deixar de ser colunista. Ou de ter o seu blog invadido como aconteceu com o meu recentemente.”

Os casos que apontam essa falta de democracia são vários. Dentre eles, a demissão da colunista Maria Rita Kell, do jornal O Estado de São Paulo, o pedido do PSDB de evitar a circulação da Revista da CUT, além da investida da Folha de São Paulo para tirar do ar o site “Falha de São Paulo”, que faz uma sátira do jornal. No dia 18 de outubro, no Ceará, ocorreu a demissão do jornalista Dawton Moura, do Diário do Nordeste, devido à entrevista na página cultural com o pensador marxista Michel Löwy.

Vianna avalia que frente à fragilidade da oposição partidária, representada por PSDB/DEM, o papel de partido e de oposição conservadora fica com os grandes grupos de imprensa.

 “A presidenta da Associação Nacional de Jornais, a Judite Brito, disse com todas as letras que a imprensa cumpria papel de oposição no Brasil, porque os partidos estavam fragilizados, os partidos de oposição. Com isso, quem tem pensamento mais à esquerda e trabalha nesses meios está em uma situação muito difícil. Porque é quase um partido com direção e ideologia unificada. Se a gente pegar a Veja, Folha, Estadão, Globo – tanto a televisão como o jornal – seguem uma linha unificada. O reflexo disso é que as pessoas que pensam diferente acabam sendo excluídas.“

De são Paulo, para a Radioagência NP, Pedro Carrano. 

27/10/10

Comentários

Hi All

Hi HI