Skip to Content

Dica da semana: Beber água de coco é importante para levar uma vida saudável

Clique aqui para ouvir (1´19´´ / 312 Kb) - Beber água de coco faz bem à saúde. O seu consumo é recomendado ao combate à desidratação e para pacientes que passaram por cirurgias, em especial as de intervenção no sistema digestivo. Mas qualquer pessoa, desde crianças a idosos, irão se beneficiar das qualidades dessa bebida.

Rica em sais minerais, principalmente sódio e potássio, e fornecendo apenas 19 calorias por 100 mililitros, ela é ideal para ser consumida após atividades físicas, pois ajuda a evitar cãibras e repõe os nutrientes perdidos com a transpiração, substituindo as bebidas isotônicas industrializadas, que são tomadas para evitar a desidratação.

A água de coco auxilia também no tratamento da hipertensão e diarréia, pois ajuda a regularizar os batimentos cardíacos e a quantidade de água no organismo. Serve ainda para repor os líquidos perdidos em pessoas que precisam tomar remédios diuréticos, usados para eliminar o excesso de água no corpo.

Alguns estudos indicam que essa bebida serve para acabar com febre e inflamações, por ser desintoxicante. Ajuda no tratamento da artrite, por evitar a perda de minerais nos ossos, e até na recuperação dos sintomas desagradáveis da quimioterapia, evitando o enjôo.

Com todas essa qualidades, a água de coco ainda serve para deixar a pele mais bonita, combatendo a formação de rugas, desde que tomada regularmente.

De Brasília, da Agência Notícias do Planalto, Antonio Diniz