Skip to Content

Água contaminada mata mais que violência e guerras

warning: Parameter 2 to genericplayers_swftools_flashvars() expected to be a reference, value given in /data/ranp/public_html/includes/module.inc on line 476.

Está faltando algum conteúdo do Flash que deveria aparecer aqui. Talvez seu navegador não possa exibi-lo. Instale a última versão do Flash em seu computador, ou atualize sua versão.

(1'12'' / 285 Kb) - O relatório "Água Doente", divulgado pela Organização das Nações Unidas (ONU) nesta segunda-feira (22) – Dia Mundial da Água – mostrou que mais de 1,8 milhões de crianças com menos de cinco anos morrem anualmente no mundo por falta de água limpa. O número é superior às mortes causadas por todas as formas de violência, incluindo as guerras. 

Estima-se que diariamente são despejados nos rios e oceanos aproximadamente 2 milhões de toneladas de resíduos sólidos. Esse despejo é composto por esgoto, pesticidas agrícolas, poluição industrial e resíduos animais. O estudo constatou que grande parte desse lixo é despejado por países em desenvolvimento, que jogam nas águas 90% do esgoto sem tratamento.

A principal doença causada pela água suja é a diarréia, doença que mata anualmente cerca de 2,2 milhões de pessoas. O relatório também constatou que metade dos leitos hospitalares do mundo são ocupados por pessoas com doenças ligadas à água contaminada. 

No final, o relatório recomenda que para amenizar o problema é necessário os países trabalharem com projetos de reciclagem da água e usarem dejetos de animais como fertilizantes.

De São Paulo, da Radioagência NP, Danilo Augusto.

22/03/10